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Noronha investe no turismo cinematográfico

  • Foto do escritor: Noronha Filmes
    Noronha Filmes
  • 26 de jul. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 17 de jan. de 2024

A estratégia de atrair visitantes através do cinema é uma tendência mundial que vem trazendo expressivos resultados, como o aumento do número de turistas em diversos países que adotaram as produções cinematográficas como forma de promover e diversificar o cenário turístico.

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Cena do filme Pescadores, do pernambucano Wildes Sampaio

É fato que a sétima arte tem um poder indescritível no nosso imaginário. O cinema envolve o espectador numa aura de mistério e fantasia, sendo capaz de tocar os afetos do público de tal modo a fazê-lo desejar se transportar para destinos espetaculares, despertando o desejo de vivenciar novas experiências na prática, conhecendo novos lugares e culturas retratados em tela. A linguagem cinematográfica representa um importante dispositivo de promoção e divulgação de lugares e atrativos, muitos deles desconhecidos de viajantes do mercado nacional e estrangeiro.


Sabendo disso, o cineasta pernambucano, Wildes Sampaio, que também faz parte do trade turístico de Fernando de Noronha, acaba de anunciar o início das gravações de Pescadores, primeiro filme da sua nova produtora, a Noronha Filmes, em co-produção com a Amora Filmes, de Amanda Dias Bu.

"Por meio de parcerias públicas e privadas, pretendemos impulsionar o turismo internacional de Fernando de Noronha em festivais e mostras de cinema, bem como atrair investimentos para formação, produção e fomento do setor audiovisual para o arquipélago" afirma o diretor.

Em reunião com a Presidência da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), o cineasta apresentou uma proposta de investimento na produção cinematográfica do longa metragem Pescadores, em Fernando de Noronha, como instrumento para atrair visitantes e diversificar o cenário turístico local.


Nessa perspectiva, a relação entre cinema e turismo representa um eixo estratégico do trabalho da Noronha Filmes que tem por objetivo desenvolver a sinergia de ambas as áreas no arquipélago pernambucano que é tombado pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Humanidade.


Considerado um dos destinos mais desejados do Brasil, Fernando de Noronha ganha um desenho estratégico de projetos audiovisuais que visam influenciar diretamente a escolha do destino turístico. Isso já acontece em outros lugares como na Nova Zelândia, que teve um aumento em quase 300% no número de visitantes após o lançamento da trilogia Senhor dos Anéis.


Outro exemplo bem sucedido é a influência do cinema no crescimento turístico em Londres (Inglaterra), devido às sagas do filme Harry Potter, onde diversos turistas vão ao país para conhecer os lugares aonde foram filmadas cenas do filme. Lá, os órgãos do setor de turismo local trabalham em parceria com a indústria cinematográfica, como a Universal Pictures, onde fazem pesquisa de demanda potencial, considerando turistas que são atraídos por intermédio desse meio.


Noronha, apesar de ser um dos mais belos cartões postais de Pernambuco lista menos de meia dúzia de produções cinematográficas de longa metragem. O filme Pescadores terá um formato documental com alguns fragmentos de ficção que vai retratar as histórias reais dos pescadores do arquipélago. Os personagens aparecerão em cerca de cinquenta paisagens diferentes da ilha, cenas aéreas, subaquáticas, terrestres e embarcadas, pretendendo promover a imagem do arquipélago, refletindo no turismo de experiência e reascender o turismo de pescaria na ilha.

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As múltiplas questões observadas na região, como, a paisagem natural, a sua riqueza histórica e cultural será o fio condutor do primeiro filme que já está sendo gravado sobre o universo dos Pescadores da ilha, bem como as ações desenvolvidas para promover a ilha como um destino cinematográfico, envolve um significativo cenário prático para transpor a abordagem conceitual debatida em um produto audiovisual estruturado como uma ferramenta de poderosa afirmação da imagem da ilha.


O modo como um filme é apresentado e promovido é um fator essencial no momento da decisão de consumo do turista e pode influenciar positiva ou negativamente sua ideia sobre um local. Esta comunicação visual faz com que o real se misture com o imaginário. A intensidade de informações que chegam cada vez mais rápido à população, estimula a imaginação das pessoas. A influência, seja ela por fatores racionais ou emocionais, pode ser intencional ou não.


Filmes como “Turistas” (2006), do diretor John Stockwell, e “Tropa de Elite” (2007), dirigido por José Padilha, que foram filmados no Brasil, transmitem uma imagem negativa do país, retratando principalmente a violência. Temática que pode contribuir para que turistas estrangeiros deixem de se interessar em visitar esse país quando estiverem escolhendo um destino turístico para viajar.


"É preciso que sejam realizados filmes que provoquem o imaginário dos espectadores, despertando assim o interesse em conhecer as belezas da ilha e a história do seu povo. Imagens que gerem emoções positivas capazes de contribuir nas decisões e no comportamento do espectador. No cinema a absorção é potencializada. Uma sala escura, o som alto e o ambiente coletivo geram um contexto de total concentração, sem dispersão da atenção do público. É como um campo meditativo onde as mensagens são transmitidas de maneira muito pura" analisa o cineasta Wildes Sampaio que busca alinhar com maestria interesses artísticos, históricos, comunitários, turísticos e econômicos em seu novo projeto que conta como principal parceira a Administração do Distrito de Fernando de Noronha, do Governo de Pernambuco.

 
 
 

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